Pesquisar:

Como salvar as imagens:

Para salvar as imagens é muito simples: basta clicar com o botão direito do mouse -> "Salvar imagem como..." -> escolher uma pasta no seu computador, tablet ou celular e salvar a imagem dentro dessa pasta.

Obs.: Não copie e cole a imagem no seu blog ou onde quer que seja. Se por algum motivo eu decidir removê-la do meu blog, essa imagem sumirá automaticamente de onde você a colou. Entendeu agora porque não podemos usar esse método (copiar/colar)? Isso vale para qualquer site.

Obrigada.
Teka

OS SANTOS JUNINOS E O SINCRETISMO RELIGIOSO

Treze de junho, dia em que se festeja Santo Antônio, marca o início das comemorações juninas, seja nas ruas, nas escolas ou mesmo em casa. Por esse motivo, decidi então, começar as postagens dessa festa contagiante falando um pouco sobre os principais santos da época.
 
Quando o Cristianismo tornou-se a religião oficial do Ocidente, no séc. IV, as principais celebrações pagãs foram aos poucos incorporadas ao calendário das festas católicas. Já no séc.VI, a Igreja Católica reservou o dia 24 de junho para comemorar o nascimento de São João Batista. Os cristãos criaram novos mitos para explicar as práticas anteriores (pagãs) – faziam o que hoje se denomina sincretismo religioso. As comemorações foram ampliadas no século XIII, incluindo o dia da morte de Santo Antônio de Pádua, 13 de junho, e o da morte de São Pedro, 29 de junho.

A Festa no Brasil. Quando os jesuítas chegaram ao Brasil, difundiram várias festas religiosas. E logo as celebrações se mostraram muito eficazes para atrair a atenção dos indígenas para a mensagem catequizadora dos padres. Em especial, as Festas Juninas – comemoradas com fogueiras, rezas e muita alegria –, que coincidiam com o período em que os índios realizavam seus rituais de fertilidade. Essa coincidência de comemorações tornou essas festas as preferidas da população.

SANTO ANTÔNIO
 Festejado em 13 de junho, é considerado o santo casamenteiro, invocado por homens e mulheres que desejam se casar. Ao longo dos séculos, os devotos criaram dezenas de simpatias, novenas e orações que, segundo crenças, podem ajudá-los a atingir seu intento. Mas esse santo tem outros atributos, como ajuda a encontrar objetos perdidos, dá sorte e garante fartura.

SÃO JOÃO
Festejado em 24 de junho, é homenageado com muitos fogos de artifício e fogueiras, porque, segundo a lenda, os estrondos e clarões fariam com que ele descesse para participar da festa com seus devotos.

 SÃO PEDRO
Homenageado em 29 de junho, é visto pelo povo como porteiro do céu e padroeiro dos pescadores. A presença dele na tradição oral portuguesa e brasileira é constante. Na Bahia e em comunidades pesqueiras do Ceará, São Pedro é comemorado em alto mar, com uma procissão em meio às ondas. No cortejo, formado por pequenos barcos e jangadas artesanais, os fiéis pedem proteção aos céus. A imagem do santo, que também era pescador, participa da procissão que termina com uma missa na beira da praia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários e sugestão de postagens são sempre bem vindos.
Muito obrigada por estar aqui!

Em tempo:

=> Todas as imagens postadas são disponibilizadas para salvar em seu PC, Tablet ou celular e usar como quiser. Desde que dê os devidos créditos, fazendo referência ao blog, para que outras pessoas também possam se beneficiarem.

=> No topo do blog há uma explicação de como salvá-las.